Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade

Conservas Caseiras: Descubra Como Fazer Diversos Tipos de Conserva

Continua após a publicidade

Preservar alimentos por meio das conservas é uma tradição que atravessou gerações. Elas são repletas de sabores e permitem que você aprecie frutas, legumes e outros alimentos muito depois da época de colheita.

A diversidade é grande: conservas doces, salgadas, mistas ou focadas em um único ingrediente. A melhor parte? É totalmente possível preparar a sua conserva caseira! Vamos explorar como fazer isso?

Desbravando o universo da conserva caseira

Continua após a publicidade

Preparar conserva em casa é mais simples do que parece, e provavelmente você já tem todos os ingredientes necessários na despensa: sal, açúcar, água, vinagre, e claro, os alimentos que deseja conservar.

Seja uma conserva salgada, com legumes ou hortaliças, ou doce, repleta de frutas suculentas, o processo básico é o mesmo. Os alimentos são armazenados em potes de vidro limpos, adicionamos sal e açúcar (para as salgadas), ou apenas açúcar (para as doces), e preenchemos o recipiente com uma mistura de água e vinagre (para as salgadas) ou água pura (para as doces).

Continua após a publicidade

Após o armazenamento, as conservas são colocadas em uma panela forrada com pano, a qual é preenchida com água até a linha da tampa dos potes. O próximo passo é levar ao fogo e desligar logo após a fervura começar (para as conservas salgadas) ou após 15 minutos de fervura (para as doces). Finalmente, vedamos bem e aguardamos ansiosamente para desfrutar dessa delícia!

A receita de conserva salgada

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 3 partes de água
  • 1 parte de vinagre
  • legumes, frutos ou hortaliças a gosto

Modo de preparo: Siga os passos mencionados anteriormente e você terá uma maravilhosa conserva salgada pronta para ser apreciada!

A receita de conserva doce

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • frutas a gosto
  • água

Modo de preparo: Replique os mesmos passos, substituindo sal e vinagre por açúcar e água, respectivamente. Sua conserva doce estará pronta para te surpreender!

Independente do tipo de conserva que você escolha fazer, a paciência será sua grande aliada. Esperar alguns dias para saborear a conserva garantirá um resultado ainda mais delicioso.

Leia também: Bolo de milho cremoso com milho em conserva feito no liquidificador – já sai recheado do forno

Aventure-se no universo dos tipos de conserva e descubra os sabores que a natureza tem a oferecer!

Marcações:

1 comentário em “Conservas Caseiras: Descubra Como Fazer Diversos Tipos de Conserva”

  1. Pingback: Tomates Secos em Conserva: A Jóia Escondida da Culinária Mediterrânea em 5 Etapas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios

Refresh Page