Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade

Doce de Mamão Cristalizado: Sabor e Tradição em Uma Receita Irresistível

Continua após a publicidade

Olá, meus queridos leitores! Sou apaixonada por buscar novas receitas e compartilhar minhas descobertas culinárias com todos vocês.

Hoje, quero apresentar um doce que me traz memórias deliciosas da minha infância: o doce de mamão cristalizado. Essa receita tem um sabor incrível e um visual que encanta a todos.

Continua após a publicidade

Vou compartilhar com vocês o passo a passo dessa maravilha e, tenho certeza, vocês vão se apaixonar por esse doce, assim como eu!

Receita de Doce de Mamão Cristalizado

Antes de começar, é importante lembrar que o preparo deste doce leva tempo e dedicação. Serão necessários três dias para completar todas as etapas, mas garanto que o resultado final valerá a pena! Vamos começar?

Ingredientes

Continua após a publicidade

Para a higienização do mamão:

  • 2 mamões verdes (aproximadamente 1,5 kg)
  • 2,5 litros de água
  • 2 colheres (sopa) de cloro
  • Água q.b. para deixar de molho

Para a solução bicarbonato/cal virgem:

Solução de bicarbonato:

  • 2 litros de água
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

Solução de cal virgem:

  • 5 litros de água
  • ½ colher (sopa) de cal virgem, embalado numa trouxinha de perfex

Para o 1º cozimento:

  • 1,5 kg de mamão em cubos
  • Água q.b.

Para o xarope:

  • 2 litros de água
  • 2 quilos de açúcar
  • Açúcar refinado para empanar

Modo de preparo

  1. Higienização do mamão: Lave bem o mamão e esfregue com uma bucha de cozinha virgem. Numa bacia grande, misture a água e o cloro e coloque os mamões de molho por 10 minutos para eliminar possíveis bactérias. Em seguida, corte o mamão ao meio, remova as sementes e esfregue uma metade na outra para ativar o leite do mamão. Corte o mamão em cubos e deixe-os de molho em água para retirar o leite.
  2. Soluções de molho: Você pode escolher entre duas soluções para deixar os cubos de mamão de molho, garantindo que fiquem firmes e não se desmanchem durante o cozimento: bicarbonato de sódio ou cal virgem.
  3. Solução de bicarbonato: Coloque os cubos de mamão na solução de água e bicarbonato de sódio e deixe-os de molho por 30 minutos. Depois, escorra e lave-os bem em água corrente.
  4. Solução de cal virgem: Faça uma trouxinha de perfex com o cal virgem e coloque-a na água. Adicione os cubos de mamão e deixe-os de molho por 15 minutos. Em seguida, escorra e lave-os bem para remover qualquer resíduo de cal.
  5. 1º cozimento: Fure cada cubo de mamão com um garfo para permitir a penetração da calda. Em uma panela grande, cozinhe os cubos de mamão em água até ficarem macios. Retire do fogo e escorra bem.
  6. Xarope, cozimentos e finalização: Em uma tigela, misture a água e o açúcar até homogeneizar. Despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo médio para ferver, sem mexer, até atingir o ponto de fio mole. Adicione os cubos de mamão cozidos aos poucos, mexendo a cada adição, e cozinhe até que a casca do mamão comece a ficar translúcida e levemente brilhante.
  7. Deixe a panela tampada e descansar por um dia. No dia seguinte, leve a panela ao fogo médio novamente e cozinhe até que o mamão fique totalmente brilhante e translúcido, quase transparente. Retire do fogo, transfira para uma vasilha de plástico com tampa e deixe descansar por mais 24 horas.
  8. No terceiro dia, coloque os cubos de mamão novamente em uma panela e leve ao fogo médio. Deixe ferver até que uma espuma branquinha se forme e cozinhe por mais 10 minutos. Em seguida, retire os cubos da panela, um a um, e disponha-os em uma peneira para secar.
  9. Passe os cubos no açúcar refinado e coloque-os em uma travessa ou armazene em potes com tampa.

Conclusão

E pronto! Agora você tem um maravilhoso doce de mamão cristalizado para saborear e compartilhar com sua família e amigos.

Tenho certeza de que essa delícia vai fazer sucesso e trazer lembranças nostálgicas para muitos. Experimente e me conte o que achou!

Leia também: Como Eu Faço a Calda de Maracujá Mais Saborosa e Versátil Que Você Já Provou

Lembre-se de que, embora o processo seja demorado, a dedicação e o amor colocados em cada etapa do preparo tornam esse doce ainda mais especial. Até a próxima receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios

Refresh Page