Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade

Receita Fácil de Filé de Peixe ao Forno em 8 Passos Simples

Receita Fácil de Filé de Peixe ao Forno em 8 Passos Simples
Continua após a publicidade

Você está procurando uma receita de peixe que seja fácil de fazer, saborosa e nutritiva? Então você vai adorar este filé de peixe ao forno, que é uma ótima opção para o almoço ou jantar. Além de ser rico em proteínas e ômega-3, o peixe é um alimento que combina com diversos acompanhamentos, como arroz, salada, legumes e batatas.

Neste artigo, vamos te ensinar como preparar esta receita de filé de peixe ao forno, que leva poucos ingredientes e fica pronta em menos de uma hora. Também vamos te dar algumas dicas de como escolher o melhor peixe para a sua receita, e como variar o cardápio com outras receitas de peixe deliciosas.

Continua após a publicidade

Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer este prato incrível!

Ingredientes para o Filé de Peixe ao Forno

Para fazer esta receita de filé de peixe ao forno, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 filés de peixe (pode ser tilápia, merluza, pescada ou outro de sua preferência)
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola em rodelas
  • 2 tomates em rodelas
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes fatiadas
  • Salsinha picada a gosto

Modo de preparo do Filé de Peixe ao Forno

Continua após a publicidade

O modo de preparo desta receita é muito simples. Siga os passos abaixo:

  1. Tempere os filés de peixe com o suco de limão, o sal, a pimenta-do-reino e o alho. Deixe marinar por 15 minutos na geladeira.
  2. Em uma assadeira untada com azeite, distribua as rodelas de cebola e tomate. Por cima, coloque os filés de peixe e as azeitonas.
  3. Regue com o restante do azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até que o peixe esteja cozido e dourado.
  4. Polvilhe a salsinha picada e sirva em seguida.

A importância do consumo de peixe

O consumo de peixe é muito benéfico para a saúde, pois ele é uma fonte de proteínas de alto valor biológico, que são essenciais para a formação e manutenção dos músculos, órgãos e tecidos do corpo.

Além disso, o peixe é rico em ômega-3, um tipo de gordura boa que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol ruim, melhorar a circulação sanguínea, combater inflamações e fortalecer o sistema imunológico.

O peixe também contém vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo energético, na saúde dos nervos e do cérebro, e na produção de glóbulos vermelhos.

Outros minerais presentes no peixe são o ferro, que previne a anemia, o cálcio, que fortalece os ossos e dentes, o fósforo, que melhora a memória e a concentração, e o iodo, que regula a função da tireoide.

Mais 3 receitas relacionadas

Se você gostou desta receita de filé de peixe ao forno, que tal experimentar outras receitas de peixe igualmente saborosas? Confira as sugestões abaixo:

Dúvidas comuns sobre o tema

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer esta receita de filé de peixe ao forno, ou sobre o consumo de peixe em geral? Veja algumas perguntas e respostas frequentes sobre o tema:

Qual é a quantidade ideal de peixe que devemos consumir por semana?
R: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir pelo menos duas porções de peixe por semana, sendo uma delas de peixe gordo, como salmão, atum, sardinha ou cavala, que são mais ricos em ômega-3.

Como escolher um peixe fresco na hora da compra?
R: Para escolher um peixe fresco, observe alguns aspectos, como a aparência, o odor, a textura e a cor. O peixe fresco deve ter a pele brilhante e úmida, os olhos salientes e transparentes, as guelras vermelhas e sem muco, o odor suave e característico, a carne firme e elástica, e a cor viva e uniforme.

Como conservar o peixe na geladeira ou no freezer?
R: O peixe deve ser conservado na parte mais fria da geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo dois dias. Se for congelar o peixe, retire-o da embalagem original, lave-o bem, seque-o com papel toalha, coloque-o em um saco plástico próprio para freezer, retire o ar e feche bem. O peixe congelado pode durar até seis meses no freezer.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de filé de peixe ao forno, que é uma opção deliciosa e saudável para o seu dia a dia. Você também viu os benefícios do consumo de peixe para a sua saúde, e algumas dicas de como escolher, conservar e variar o seu cardápio com outras receitas de peixe.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha te inspirado a cozinhar mais com este alimento incrível.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. E não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

1 comentário em “Receita Fácil de Filé de Peixe ao Forno em 8 Passos Simples”

  1. Pingback: Como Preparar um Peixe Assado com Molho Especial para Impressionar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios

Refresh Page